segunda-feira, 31 de maio de 2010

Commedia dell'arte

A Cia. Teatral Palco d'areia vem desenvolvendo estudos a cerca do genêro de Commedia dell'arte, que será utilizado na peça teatral "Nem pão, nem circo...", com estréia prevista para agosto de 2010.
A peça fala sobre os impactos que as atividades culturais tem no cotidiano de uma população e nas dificuldades que sofrem aqueles que decidem viver da arte.

A commedia dell'arte caracterizava-se pela criação colectiva. Os atores apoiavam-se em um roteiro pré-determinado e improvisavam os diálogos e a acção, deixando-se levar ao sabor da inspiração do momento, criando o tão desejado efeito humorístico.

Eventualmente, as soluções para determinadas situações foram sendo interiorizadas e memorizadas, pelo que os actores se limitavam a acrescentar pormenores que o acaso suscitava, ornamentados com jogos acrobáticos.

A commedia della'arte teve origem na Itália, onde seus precurssores desenvolveram um teatro crítico feito com base na improvisação a cerca da realidade atual em que eles se encontravam.

Com o passar do tempo as técnicas modificaram-se de um lugar para o outro, mas alguns dos personagens se eternizaram, como é o caso de Arlequim, Colombina, Polichinelo e o Capitão Matamoros.
A peça "Nem Pão, Nem Circo..." foi escrita pelo autor paulista Pedro Carvalho, morador de Imbé no Rio Grande do Sul e será dirigida pelo gaúcho Oscar de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário